

O cultivo na hidroponia proporciona muitos benefícios ao produtor, como maior produtividade e qualidade das plantas, uso eficiente da água, cultivo durante todo o ano e uma melhor ergonomia de trabalho.
A Hidroponia é uma palavra que vem do grego (água + trabalho). Este nome é dado para o sistema de cultivo de plantas sem contato direto com o solo.
O sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique) é o mais utilizado no Brasil. É uma técnica de cultivo hidropônico sem uso do solo, no qual a planta cresce tendo seu sistema radicular permanentemente em contato com uma solução nutritiva de água e nutrientes, que circula num perfil especialmente projetado para tal fim.
O cultivo hidropônico é o melhor modo de superar a escassez de água e alimentos e, ao mesmo tempo, obter produtos de uma qualidade nutricional e de sabor elevado em qualquer tipo de ambiente climático.
É um método científico preciso de cultivo, desenvolvido por experimento e observação, que consiste em uma produção confiável, previsível e de alta qualidade, inofensiva ao consumo humano.
Teoricamente, qualquer planta pode ser cultivada com esta técnica. A alface é o alimento mais comum, mas várias espécies podem ser cultivadas através da hidroponia como:
O sistema hidropônico NFT possui 3 etapas de cultivo: Germinação ou Maternidade, Berçário e Crescimento final.
Normalmente realizada em um local separado, a germinação é a fase inicial da hidroponia, onde a formação das mudas acontecem. As mudas podem ser formadas em diversos substratos, mas o mais aconselhável é a espuma fenólica. A espuma fenólica é ótima para o apoio das mudas pequenas e além de ser prática e higiênica, ela também auxilia na manutenção da umidade das raízes das plantas.
Antes de plantar as sementes na espuma, lave-a bem com água corrente para retirar os resíduos. Não plante com a espuma encharcada, espere até ela ficar úmida, faça um furo até aproximadamente metade da altura da espuma e plante a semente.
É no berçário que as mudas são replantadas da espuma fenólica para os perfis hidropônicos, recebendo a solução nutritiva necessária para o seu crescimento. Os perfis hidropônicos dos berçários são menores do que os perfis do crescimento final, porém a solução nutritiva utilizada em ambas as fases é a mesma.
Nessa etapa, também é realizado o controle de qualidade, onde as plantas que não estão se desenvolvendo muito bem, são removidas do plantio, aumentando a produtividade da plantação.
Quando as raízes começam a ficar muito unidas e o espaço apertado, é realizado o transplante para o crescimento final.
Na última etapa do sistema do cultivo, as plantas são transplantadas para os perfis hidropônicos de crescimento final, onde ficarão até o seu ponto de colheita.
O tempo de permanência nessa etapa varia de acordo com a espécie plantada. É importante ressaltar que o ciclo de crescimento se altera conforme a duração do dia, temperatura, etc.
Os melhores horários para realização da colheita são antes do amanhecer ou ao cair da noite, quando o clima é mais fresco.
Além de proporcionar maior produtividade e qualidade das plantas, a hidroponia possui diversos benefícios para o produtor, alguns deles são:
A principal diferença entre esses dois métodos de cultivo é o meio pelo qual a planta recebe os nutrientes.
Na horta convencional a planta é cultivada diretamente no solo e retira os nutrientes que precisa da terra. Já no meio hidropônico, as raízes das plantas recebem uma solução nutritiva balanceada através da água.
Para garantir que a água esteja adequada para o cultivo hidropônico, a temperatura deve ser mantida na média de 25ºC e não deve passar de 28ºC.
Outro fator que necessita de atenção do produtor é o fator de PH, na hidroponia o PH da solução nutritiva precisa estar equilibrado, o ideal varia entre 5,5 e 6,5, dependendo do tipo de cultivo e da planta.
Saiba mais sobre a Água e PH na hidropônica em nosso post!
Além dos cuidados com a temperatura da água e o PH, também é necessário ficar atento ao nível de oxigênio e a condutividade elétrica para que o cultivo hidropônico seja eficaz.
Diretamente relacionado à temperatura da água, a oxigenação garante a absorção dos nutrientes. O baixo nível de oxigênio deixa a planta mais vulnerável a fungos, podendo contaminar as plantas e até mesmo acabar com a produção.
Utilizada para monitorar a quantidade de íons na solução nutritiva. Quanto mais íons, maior a condutividade elétrica, ou seja, maior a disponibilidade de nutrientes.
Conforme as plantas crescem, o valor nutricional diminui. O excesso de nutrientes pode atrapalhar o desenvolvimento, podendo levar até a morte da planta.
As Mesas de Germinação Hortivinyl são indicadas para produtores que utilizam espuma fenólica para a fase de germinação das plantas.
As mesas de germinação Hortivinyl são fabricadas 100% em PVC e possuem a face lisa, o que facilita o deságue da solução. Suas aletas laterais e frontais avantajadas evitam a queda da solução. Possuem ainda conexões de saída de ¾ de polegadas (saída da solução) e travessas de sustentação (opcional).
Dimensões das mesas:
2000mm | 618mm | Capacidade: 2.070 mudas |
1000mm | 618mm | Capacidade: 1.035 mudas |