
A importância da qualidade da água na hidroponia
O cultivo na hidroponia proporciona muitos benefícios ao produtor, como maior produtividade e qualidade das plantas, uso eficiente da água, cultivo durante todo o ano e uma melhor ergonomia de trabalho.
No entanto, por ser uma técnica onde a planta recebe os nutrientes através da solução nutritiva, a qualidade da água é de grande importância para o desenvolvimento das plantas. Isso porque é na água que os minerais são dissolvidos, formando a solução nutritiva.
Neste post, vamos falar um pouco sobre quais os fatores que interferem na qualidade da água para o cultivo hidropônico. Confira!
Atenção à qualidade e origem da água
A qualidade da água influencia diretamente no desenvolvimento das plantas hidropônicas e quanto melhor a água, menos problemas nutricionais e doenças ocorrerão durante o ciclo de cultivo.
Por isso, ao iniciar um sistema hidropônico, é aconselhável realizar uma análise química da água para averiguar a salinidade e a quantidade de nutrientes presentes. Além disso, a análise pode reconhecer a presença de fertilizantes ou coliformes patogênicos que podem prejudicar o desenvolvimento de plantas na hidroponia.
Alguns parâmetros devem ser analisados, como a presença de carbonatos, sulfatos, sódio, cálcio, ferro, magnésio e outros micronutrientes. As características físicas e químicas da água podem variar, dependendo da região, mas existem parâmetros que podem interferir na qualidade da solução nutritiva. Por exemplo, a água com cloreto de sódio (NaCl) acima de 50ppm (50g/1000l), começa a apresentar problemas de toxicidade e pode impedir o seu uso na hidroponia.
Por isso, é necessária a atenção à origem da água. Para o cultivo hidropônico, é recomendado o uso de água potável, vinda de poço artesiano, ou água recolhida da chuva.
Parâmetros para analisar a qualidade da água
Outros fatores devem ser levados em conta para garantir que a água esteja adequada para o cultivo hidropônico, como, por exemplo, a temperatura, que deve ser mantida na média de 25ºC e não deve passar de 28ºC.
Também é necessário ter atenção ao nível de oxigênio, que está ligado à temperatura, pois quanto mais fria é a água, maior a oxigenação. Porém, é necessário um cuidado adicional, pois temperaturas muito frias podem ser prejudiciais às plantas. Esse monitoramento da temperatura e da oxigenação deve ser feito diariamente, já que a oxigenação, assim como o PH adequado, garante que as plantas absorvam de forma correta os nutrientes.
A importância do PH na hidroponia
Outro fator que necessita de atenção do produtor é o fator de PH, que é uma das principais razões para as plantas conseguirem atingir o crescimento ideal.
O PH é o “Potencial de Hidrogênio”, que é a medida do nível de alcalinidade e acidez de uma solução de água. Ele é medido em uma escala de 1 a 14, onde a metade inferior (1 a 6) é ácida, e a metade superior (8 a 14) é alcalina. A água pura tem PH igual a 7.
Como na hidroponia os nutrientes são absorvidos pelas raízes das plantas, o PH da solução nutritiva precisa estar equilibrado, para que os nutrientes sejam absorvidos corretamente.
O PH ideal na hidroponia varia entre 5,5 e 6,5, dependendo do tipo de cultivo e da planta. Essa faixa de PH é a ideal para a melhor absorção dos micronutrientes e macronutrientes, como o Nitrogênio, o Fósforo e o Potássio, garantindo boas condições de crescimento para as plantas.