
Sistema de bancada convencional: Este sistema é o mais conhecido e aplicado na hidroponia, trata-se de bancadas lineares geralmente de 6 ou 12 metros de comprimento, largura média de 1,80 metros, altura de 1,00 contendo 9 perfis por bancada.
A inclinação destas bancadas varia entre 5 e 8% em média.
Característica: Facilidade no dimensionamento do projeto, é adepto a qualquer região do País (Brasil), possui maior número de corredores para avaliação das hortaliças, permite instalação de reservatórios individuais por bancada ou um único reservatório para todo sistema conforme opção do produtor.
Atenção: Não recomendado bancadas com largura maior que 1,80M, dificulta o manejo e colheitas das hortaliças. O comprimento recomendado também é de no máximo 12 metros, desta maneira podemos garantir maior estabilidade na oxigenação e fluxo da solução.
Sistema de bancada e perfis móveis ou MGS: Este sistema é muito conhecido como sistema de perfis móveis, tem como características a facilidade no manejo, onde o perfil é retirado da bancada para colheita, limpeza e reabastecimento. O comprimento médio dos perfis é de 2,80 a 3,30 metros para facilitar o manejo, a largura das bancadas se dá de acordo com o espaço dentro da estufa, geralmente se dividindo em módulos de 3 metros. Este sistema é muito utilizado em estufas com largura de 7 a 8 metros, otimizando os espaços, tendo apenas um corredor central no centro da estufa.
A inclinação destas bancadas varia entre 8 e 10% em média.
Características: Menor movimentação para manejo das plantas, facilidade na movimentação dos perfis, menor risco de contaminação, melhor gestão do sincronismo dos ciclos de cultivos, menor número de corredor dentro da estufa. Geralmente possui um reservatório por linha de bancadas, exceto o berçário com reservatório exclusivo.
Atenção: Não recomendamos perfis maiores que 3,30M, dificulta o manejo e ergonomia no ato da colheita (excesso de peso).
Sistema de bancada sobrepostas ou 2 andares: Muito conhecido como sistema de bancada de 2 andares, possui dois níveis de perfis geralmente de 6 e 12 metros de comprimento e 1,80 metros de largura na parte inferior e 1 metro na parte superior. Na parte superior os perfis possuem o mesmo comprimento da parte de baixo, porem com no máximo 4 linhas dedicadas a berçários ou temperos, com espaçamento maior entre eles, isso se dá para possibilitar a passagem de luz necessária a parte de baixo da bancada.
A parte inferior geralmente possui 9 perfis, o mesmo padrão das bancadas convencionais.
Este tipo de bancada é muito utilizado em regiões com maior intensidade solar, Norte e Nordeste do País.
Características: Melhor otimização de espaço, produtividade por m², menos deslocamento e facilidade no manejo.
Atenção: Verificar o tipo de cultivo a ser aplicado nos níveis da bancada, pode ser necessário reservatórios independentes para cada tipo de cultivo. Importante levar em consideração a luminosidade de sua região, deve ser uma região de alta intensidade solar.