
Confira 7 dicas para a limpeza correta do seu sistema hidropônico
A correta higienização dos perfis e de todo o sistema hidropônico é essencial para garantir o crescimento saudável das plantas. A limpeza do sistema auxilia na prevenção de pragas, evitando doenças durante o ciclo de cultivo.
É recomendada, pelo menos, uma limpeza mensal de todo o sistema. Por isso, a Hortivinyl separou algumas dicas para te ajudar a manter a limpeza da sua hidroponia em dia. Confira:
- Use dióxido de cloro para auxiliar na limpeza do sistema: o dióxido de cloro é utilizado para desinfectar a água, independentemente do valor do PH. O dióxido faz a degradação de placas de bactérias em tubulações e tanques, protegendo toda a produção. Isso é muito importante para evitar pragas e doenças durante o cultivo.
- Troque a água do reservatório ao final da limpeza: essa é uma ação essencial para manter o sistema totalmente limpo e desinfectado para o próximo ciclo de cultivo.
- Deixe o sistema ligado, sem as plantas, para a água circular e tirar os resíduos (crosta de sujeira)
- Para a limpeza dos perfis, utilize detergente neutro. Recomendamos esse produto, porque não danifica os perfis. Além disso, como os perfis não têm contato com grande quantidade de sujeira, o detergente atende bem às necessidades de limpeza.
- Lave os perfis com água e detergente, utilizando lava-jato ou mangueira.
- Cuidado com a pressão da água na hora da limpeza, pois altas pressões de água podem danificar e até mesmo quebrar os perfis.
- É recomendado não utilizar água sanitária com frequência, pois pode deixar o perfil ressecado e danificá-lo.