
Pythium na hidroponia: como combater
Na hidroponia, a qualidade das plantas é essencial para o sucesso dos negócios, por isso, entre as principais preocupações dos produtores estão as doenças que podem se proliferar e prejudicar a colheita.
Por isso, a Hortivinyl preparou materiais especiais para te ajudar a prevenir doenças na sua estufa. Neste post, você vai saber um pouco mais sobre o Pythium, um fungo que, infelizmente, é comum e muito prejudicial às plantas.
O que é o Pythium?
O Pythium é um fungo habitante natural de solos ou substratos, que possui em seus esporos apêndices natatórios, que auxiliam na sua disseminação pela água. Este fungo pode afetar a planta rapidamente, em qualquer fase onde ela precise de água, causando grandes perdas por podridão, principalmente nas raízes.
Como a doença por Pythium ocorre?
A doença ocorre quando a planta entra em contato com água, sementes, mudas ou substratos contaminados. A água é um grande veículo de disseminação, porque as espécies de Pythium são habitantes naturais de rios e lagoas.
Como prevenir?
A melhor forma de combater o Pythium na sua estufa é a prevenção, de modo a evitar que o patógeno entre no sistema. Para isso, existem alguns cuidados que podem ajudar na prevenção do Pythium:
- Ter cuidado com a qualidade da água no seu sistema: isso vai ajudar muito, pois, se a água da solução nutritiva estiver contaminada, vai infectar todo o sistema. Preferencialmente, a água deve ser proveniente de poços artesianos ou ser filtrada antes de entrar no sistema.
- Ter os solos ou substratos adequados e tratados tecnicamente para impedir a propagação da doença;
- Ter boas técnicas de cultivo, como, por exemplo, espaçamento adequado de cada planta;
- Ter medidas de limpeza e sanidade, como, por exemplo, não misturar lotes velhos e contaminados com plantas novas;
- Ter sementes de qualidade e com boa resistência.
O que fazer quando o sistema estiver contaminado por Pythium?
Quando o sistema hidropônico é contaminado pelo fungo, deve-se proceder com um rigoroso processo de limpeza antes de iniciar uma nova safra, já que o patógeno se dissemina na água.
Segundo a Revista Campo e Negócio, no sistema NFT, basta deixar correr uma solução de hipoclorito de sódio nos perfis. Depois, é muito importante circular água limpa no sistema, já que o cloro possui fitotoxidade, sendo prejudicial às plantas.
Outro produto que pode ser utilizado para a limpeza é a água oxigenada.